Design de Alison e Peter Smithson na Design Básico


Em 1980, quando Axel Bruchhaeuser, fundador da TECTA, conheceu os arquitectos ingleses Alison and Peter Smithson, teve a ideia de construir um museu contemporâneo para a sua colecção de cadeiras. Ao longo de vários anos, os Smithsons redesenharam a sua casa e fábrica de acordo com o conceito de “Conglomerate Ordering” que formularam nos anos 80.
Para a Hexenhaus’(Casa das Bruxas), como é conhecida na região onde os irmãos Grimm escreveram os seus contos, criaram novos pavilhões e alpendres, fizeram aberturas para a casa já existente e construíram pontes pedonais entre as diferentes salas e pavilhões.
Na fábrica, o criativo casal interveio nos diferentes espaços transformando-a num “parque industrial” á la Schinkel, um sonho antigo de Axel.
No Cantilever Chair Museum, Axel tem peças únicas como a cadeira Andersen de 1953, as peças Junker que inspiraram Breuer para as suas cadeiras de aço tubular e mobiliário original de Prouvé que já não se encontra em produção. Ao lado destes e de muitos outros ícones do design do século XIX e sobretudo XX o museu contém uma importante colecção de cadeiras anónimas, como por exemplo bahttp://www.tecta.de/usa/products/ap-smithson---milano-2010/index.htmlncos de pesca.
É particularmente interessante no edifício do museu podermos passear à sua volta e ver toda a colecção pelo exterior. Não há barreiras, nem segredos. A colecção privada está exposta na verdadeira acepção da palavra.

Eis algumas das peças destes arquitectos que podem ser compradas na Design Básico:





http://technorati.com/blogs/directory/entertainment/

Arquivo do blogue